sábado, 28 de agosto de 2021

Atividades Dia 7 de setembro Dia da Independência do Brasil para a Alfabetização



6 Atividades para trabalhar o tema independência do Brasil com a alfabetização. Mais botom no final da página! 

Resumo de como foi a independência do Brasil 

O Brasil foi colónia de Portugal por muito tempo. Desde o seu descobrimento em 22 de abril de 1500 que marcou a chega dos portugueses. O Brasil teve suas terras dominadas e exploradas por longos anos por Portugal que tirava toda riqueza e levava para seu país.   Com o passar do tempo foi se formando cidades e portos que foram abrigando as pessoas que iam chegando aqui vindos de portugal e aquelas a que nasciam aqui em terras brasileiras. 

 O processo de dependência do Brasil iniciou com a chegada da família real ao Brasil em 1808. A independência do Brasil aconteceu 1922. O grito histórico de dependência foi dado  por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro reinado), as margens do Rio Ipiranga no dia 7 de setembro de 1822. Após declarada a independência do Brasil, o país se torna uma monarquia sendo coroado D. Pedro I. 

Atividade 1 Faça um desenho sobre a cena de D. Pedro e seu cavalo

D. Pedro I com seu cavalo as margens do Rio Ipiranga em 7 de setembro de 1822, declara a independência do Brasil. Imagine a cena e faça um desenho. Conte a história para a turma sobre a independência estimulando a imaginação das crianças sobre o exposto.  
 

Atividade 3 Desenhar o cavalo de D. Pedro I 

Nesta atividade o aluno irá imaginar como era o cavalo de D. Pedro I e completar o desenho. Em seguida escola um nome bem bonito para o cavalo. Os cavalos eram usados como transportes para muitos lugares. Por isso, sempre participavam de momentos memoráveis da história. O brado do Ipiranga foi retratado por muitos pintores que descreviam D. Pedro I empunhando sua espada e seu cavalo, um belo alazão.

Atividade 4 Hino da Independência 

O hino da independência foi criado para comemorar a independência do Brasil. Para conhecer a música completa aqui: Hino da independência Nesta atividade o aluno vai encontrar na letra do hino o nome da nossa Pátria. E pintar uma bandeira em forma de coração para declarar o seu amor pela pátria. 

Atividade 5 Caça palavras da independente do Brasil 


Nesta atividade, o aluno irá procurar no caça-palavras as palavras relacionadas ao hino da independência apresentado na atividade anterior. As  palavras são as seguintes: BRASIL, PÁTRIA, LIVRE, LIBERDADE. GENTE e RAIOU. Os benfícios de se fazer atividade de caça-palavras são incontáveis para aprendizagem em qualquer fase do ensino fundamental. Esses benefícios são: aumento do vocabulário, ortografia, percepção visual e espacial, raciocínio lógico, paciência e concentração, entre outros.

Atividade 5 Formas geométricas encontradas na bandeira do Brasil 

A bandeira é um símbolo que representa a independência e a soberania de uma país livre. Ensinar a criança importância deste símbolo e a ter orgulho do nosso país! Nesta atividade o aluno irá identificar as formas geométricas que compõem a nossa Bandeira e fazer a diferença das formas geométricas. 

Atividade 6 Escrever os nomes das cores de nossa Bandeira 

Nesta atividade os alunos vão identificar os nomes das cores de nossa bandeira e escrever seus nomes: verde, amarelo, azul além de escrever a frase "ordem e progresso' que aparece na nossa bandeira.   

Atividade 7 Perguntas sobre o estudado

Imprima os botons coloridos e cole em papel cartão. Incentive os alunos fazendo perguntas sobre o que foi estudado. Para cada pergunta certa o aluno ganhará um boton. Os alunos vão gostar da brincadeira e poderão colecionar adquirindo botons diferentes a cada pergunta respondida.  


Fontes: 

21 comentários:

  1. muito boas idéias para trabalhar a Independência do Brasil, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amei essas ideias para trabalhar o 07 de setembro ,parabéns e muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, feliz com seu comentário!!! Muito bom ter você por aqui!

      Excluir
  4. Parabéns muito bom seu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Atividades maravilhosas!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Feliz com seu comentário!!! Um grande abraço!!!

      Excluir